domingo, 7 de julho de 2013

Pagu


(imagem de arquivo pessoal)
Oi gente! Vocês gostam de biografias? O livro de hoje é uma. É sobre a vida da brasileira Patrícia Galvão, Pagu, foi escrito pela paulista Lia Zatz. Juntamente com mais algumas biografias de brasileiros compõe a coleção "A luta de cada um", publicada pela editora Callis.

Pagu foi um grande nome do nosso país. Foi escritora, desenhista, jornalista, militante comunista, poeta, diretora de teatro e jornalista. Teve uma vida e tanto: casou se pela primeira vez com um dos grandes nomes da literatura brasileira, foi a primeira mulher presa no Brasil por causas políticas, tentou dois suicídios...

De inicio a obra de Zatz parece boa. Tem fotos da Pagu, trechos de alguns poemas dela... Mas tudo isto é propaganda enganosa, ou melhor, é uma maquiagem. A linguagem da autora, que o tempo todo força um diálogo com o leitor, estraga todas as possibilidades de tornar o livro bom. Chega a ser irritante.
Ela usa uma linguagem tosca, há meios melhores de se fazer contato com o leitor. Os fatos sobre a vida de Pagu apresentados no livro também não são novidade, a Wikipédia, por exemplo, apresenta os mesmos acontecimentos retratados no livro. Se era para escrever algo assim, era melhor não ter escrito.

Não recomendo o livro pra ninguém. Se você se interessou pela vida da Pagu, procure outras biografias. Ela própria escreveu uma, que vendo por alto parece bem melhor do que a que Zatz criou.

#Flora

0 comentários:

Postar um comentário