domingo, 15 de setembro de 2013

A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, Jostein Gaarder e Klaus Hagerup

A história se passa em duas cidades diferentes da Noruega, em uma delas vive a menina Berit e na outra seu primo Niels. Tudo começa quando os dois primos decidem iniciar um correspondência usando um livro de cartas e logo quando vão compra-lo uma mulher misteriosa os ajuda a pagar a conta. Intrigados com essa atitude nada comum e com o fato de coincidentemente já terem se esbarrado com ela antes, Berit e Niels logo se veem numa investigação para descobrirem quem é a tal mulher, chamada Bibbi Bokken. Logo descobrem que ela está envolvida com um livro que ainda não foi escrito chamado A bilbioteca mágica de Bibbi Bokken. Assim como ela, ao longo da trama diversos personagens misteriosos surgem, deixando os dois primos cada vez mais confusos e perdidos. Toda a história é regada com muitos livros e alguma curiosidades literarias bem interessantes.

Ficha Técnica: Nome: A biblioteca mágica de Bibbi Bokken
Autor: Jostein Gaarder e Klaus Hagerup
Editora: Cia. das Letras
Páginas:179

(Skoob)
Sim, devo admitir que a principio A biblioteca mágica de Bibbi Bokken não me pareceu lá grandes coisas (para você também não deve estar parecendo). Mas Gaarder e Hagerup tinham algumas cartas na manga, e transformaram o que se parecia com uma historinha boba para crianças em algo mais. Não que o livro se equipare a um Sherlock Holmes ou a uma Agatha Christie, é muito mais leve em termos de mistérios e afins.

O livro foi divido em duas partes, a primeira é muito gostosa de ler porque está na forma das diversas cartas que Niels e Berit trocaram. O que torna a leitura bastante fluida e de fácil entendimento. Nelas só está escrito o necessário, sem a enrolação que as vezes encontramos nas narrativas comuns.

A segunda parte esta na forma de prosa, ou seja, na forma que estamos acostumados a ler diariamente nos livros de literatura. Mesmo não sendo tão fluida quanto a primeira parte, acabei-a muito rápido. Como as respostas do mistério da biblioteca de Bibbi Boken estão todas lá e eu estava doida para saber o final da história li rapidinho.

Enfim, A biblioteca mágica de Bibbi Bokken é o tipo de livro que você pode ler tranquilamente em uma ensolarada tarde de domingo enquanto toma um pouco de sol e quando se der conta já vai ter terminado as 179 páginas do livro. Os amantes da literatura vão adorar!

"Estávamos numa espécie de câmara do tesouro repleta de livros. Embora estivesse escuro no porão, os livros pareciam brilhar, e eu tive a sensação - perturbadora, mas feliz - de já ter estado ali antes."

(imagem de arquivo pessoal)
Detalhe da capa, num desenho super simples a ilustradora Maria Eugênia retratou os primos Berit (a esquerda) e Niels (a direita) na biblioteca de Bibbi Boken.

(imagem de arquivo pessoal)
Os autores Jostein Gaarder (a esquerda) e Klaus Hagerup (a direita). Ambos são noruegueses e nasceram na mesma cidade (!). Gaarder é escrito e intelectual e Hagerup é poeta, diretor teatral e autor infanto juvenil premiado na Noruega.

(imagem de arquivo pessoal)
Jostein Gaarder também escreveu o livro (famoso) O Mundo de Sofia.

#Flora

0 comentários:

Postar um comentário