segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Jogos Vorazes, Suzanne Collins

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? (Skoob)

Ficha Técnica: Nome: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora:  Rocco
Páginas: 400

(Skoob)
Antes de começar esta resenha, eu gostaria de pedir desculpas aos leitores por ter ficado uma semana sem fazer um post sequer. Acontece que estava sem internet durante esses dias e não pude postar nem ao menos um aviso. Tomara que não volte a acontecer... Mas vamos ao que interessa!
 
Não sei o que me levou a começar a ler Jogos Vorazes, afinal o que eu já tinha ouvido falar e lido sobre a trilogia de Suzanne Collins não era nada encorajador. Claro que, tinha muita gente elogiando e tudo, mas a certeza de a série era horrível tomou conta da minha cabeça. Quando eu li a sinopse fiquei mais desanimada ainda, um bando de adolescentes se matando numa arena!!!!???? Claro que, mais uma vez eu ia ser surpreendida.

O primeiro impacto veio quando notei a verdadeira natureza dos jogos e descobri porque os tributos se matavam. A Capital criou os jogos para que os distritos se lembrem do que aconteceu quando ouve uma rebelião. Uma vez selecionados os jovens não tinham escolha. Era ir ou ir. Vendo a história sob uma nova perspectiva, fiquei maravilhada. A luta de Katniss pela sobrevivência, as caçadas com seu amigo Gale, a vida num mundo obscuro... Tudo! Adorei tudo!

Toda a trilogia é narrado por Katniss, a personagem principal. Então, somos dominados pela imparcialidade. Não sabemos o que os outros personagens pensam, tramam ou se as impressões de Katniss são de fato verdadeiras. Tudo isso contribuiu para me deixar tensa, uma vez que não sabia até onde a nossa narradora estava certa e até onde ela podia ir sem se dar mal. É o tipo de livro que você teme pelo personagem...

Achei Katniss cativante, a seu próprio modo. Ela é meio dura as vezes, mas não o faz por mal. Cresceu no meio de muito sofrimento, então aprendeu a ser dura. Mas se preocupa com a família e esta o tempo todo disposta a fazer sacrifícios por ela, a grande prova é o momento que se oferece para ir no lugar da irmã nos jogos.

Enfim, um livro de ficção maravilhoso e encantador. Quando você terminar de lê-lo, se já não tiver terminado, vai querer devorar o resto da saga (tem um trechinho do segundo livro aqui). Eu já estou quase terminando, falta só o último livro...

"Meu espírito. Isso é uma novidade. Não sei exatamente o que significa, mas indica que eu sou uma lutadora. De uma maneira mais ou menos corajosa. Não sou sempre antipática. Tudo bem, Não saio por ai amando todo mundo que encontro pelo caminho, meus sorrisos não aparecem com facilidade, mas me importo com as pessoas."

#Flora

4 comentários:

  1. Olá!
    Primeira vez que eu passo aqui no blog, e queria dizer que está um encanto!
    Adorei, de verdade! Estão de parabéns!
    Bom, agora tenho uma coisa pra confessar. Eu nunca li e nem assiste Jogos Vorazes. Pronto falei. kkkkkk
    Mas é que tanta gente comentou, tantas vezes que eu enjoei da história antes de conhecê-la. Dá pra entender? kkkkkkkk
    É como se eu já tivesse lido mil vezes!
    Mas, eu vou tomar jeito e ler logo. kkkkk
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/sosdeamiga
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia!
    Obrigada pelos elogios!
    Eu também fiquei enjoada de ouvir tanta gente falando bem dos Jogos Vorazes, nem quis ler o livro. Mas quando li, adorei!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A Trilogia Jogos Vorazes é Maravilhosaaaaaa.
    AMOO.

    ResponderExcluir