domingo, 24 de novembro de 2013

Resenha: Coraline

"A jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários." (Skoob) 

(Imagem de arquivo pessoal)

Título: Coraline
Autora: Neil Gaiman
Editora: Rocco

A principio, achei que Coraline fosse uma historia realmente assustadora. Atrás do livro, alguns comentários me deixaram cheia de expectativa, principalmente o do autor Lemony Snicket que escreveu Desventuras em Série. Não posso dizer que fiquei decepcionada, mas esperava um pouco mais do livro que embora seja cheio de elementos que estão ali para te causar medo, eu não senti muito mais do que um calafrio.

O começo lembra As Crônicas de Nárnia, quando as crianças vão explorar a velha casa do tio e descobrem o guarda-roupas que os leva até Nárnia. Coraline, assim como na obra de C. S. Lewis, acaba de se mudar para uma casa nova com os pais e resolve explorar. Em uma de suas expedições, encontra uma porta, atrás dela havia um corredor sombrio e depois do corredor uma casa... Na casa, Coraline encontra "cópias" de seus pais, com algumas diferenças. A mãe cozinha maravilhosamente bem, o pai não faz mais experiências com a comida e ele possuem botões ao invés de olhos.

O livro fica realmente interessante quando Coraline encontra seus outros pais. O fato de ser tudo perfeito já cria uma atmosfera de tensão, dá para perceber que tem algo errado e começamos a temer pela protagonista. Os botões no lugar dos olhos foi minha parte favorita, deu uma ar macabro e dá para realmente ficar com medo dos outros pais de Coraline.

O restante da obra eu achei parecida com O Oceano no Fim do Caminho. Assim como o protagonista do último livro de Gaiman, Coraline corre contra o tempo para "salvar o mundo" de uma mulher cruel e assustadora, tudo isso acompanhado de fantasia.

Outra coisa que me chamou a atenção, foi o fato de que tanto em O Oceano no Fim do Caminho e em  Coraline, os protagonistas estão acompanhados, pelo menos parcialmente, de um gatinho. Coincidência ou Gaiman é apaixonado por gatos?

Enfim, para muitas pessoas este pode ser um livro para crianças, para outras não. Eu acho que é uma dessas histórias que servem tanto para as crianças quanto para os adultos. Enquanto as crianças ficam aterrorizadas e com medo, os adultos sentem um leve calafrio e se divertem.

"Coraline, se quiser você pode ficar aqui por uma condição, que deixe eu costurar botões no lugar de seus olhos"

#Flora

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Tenho esse livro e é um dos meus favoritos. Isso por que eu já não sou mais criança...
    Neil Gaimann conseguiu intercalar mesmo a faixa etária e concordo com o que você disse, me diverti muito com o livro.

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Coraline passou a ser um dos meus favoritos, mesmo não sendo td o que esperava. E como vc também me diverti muito lendo o livro!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu amo o filme "Coraline" e estou louca atrás desse livro. Sou tão apaixonada pelo filme que futuramente, o nome da minha filha vai ser Coraline. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, sou totalmente o contrário de vc! Amo o livro e estou louca atrás do filme, rsrsrsrsrsrsrs.

      #F.Collins

      Excluir