quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Resenha: Desventuras em Série, Mau Começo

(Imagem de arquivo pessoal)
"Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere"." (Skoob)

A história dos irmãos Baudelaire, se tornou muito famosa quando os três primeiros livros da série, escrita por Lemony Snicket, foram adaptados para o cinema em 2004. O filme conta com os astros Jim Carrey, Meryl Streep, Jude Law, Emily Browning e Timothy Spall. 

Foi assim que conheci o Desventuras em Série, através do filme. Nem sabia que existiam os livros. Ou melhor, a série. Ao todo, são treze livros contando a história de Violet, Klaus e Sunny. O primeiro deles, intitulado Mau Começo introduz os personagens principais e conta como os irmãos caíram numa série de desventuras.

(Imagem de arquivo pessoal)
Para quem não conhece o enredo, as primeiras páginas do livro, podem parecer o inicio de uma história bem triste. Logo de cara os irmãos Baudelaire recebem a noticia da morte dos pais e são mandados para a casa não muito agradável do Sr. Poe.

(Imagem de arquivo pessoal)

Depois da morte dos pais, Violet, Klaus e Sunny são mandados para a casa do terrível tio. O Conde Olaf. Cuja vizinha é uma adorável mulher, com uma linda casa e o melhor de tudo dona de uma enorme biblioteca particular.

O livro se torna engraçado, não por causa das tragédias que os irmãos Baudelaire. Mas sim por causa das várias coincidências infelizes que fizeram com que eles acabassem tendo um final trágico. Ter que morar numa casa horrível, com um tio pior ainda e ter como vizinha uma mulher maravilhosa, certamente é uma coincidência infeliz e engraçada.

E não para por ai, ao longo do livro, os irmãos continuam sendo vitimas do destino e sofrem um bocado até o final do livro. Quando finalmente o bem triunfa sobre o mal. Mas, só por enquanto...

"Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz .”

#F.Collins

0 comentários:

Postar um comentário