quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Resenha: O Mágico de Oz


Era um dia como outro qualquer para o Tio Henry, a Tia Emily e Dorothy. Mas, como acontece em toda boa aventura, aquele dia comum se transformaria no inicio da maior aventura de suas vidas. Tio Henry notou quando um terrível ciclone se aproxima perigosamente de sua casa. A pequena Dorothy não consegue se esconder a tempo e acaba sendo levada, junto com a casa em que morava, para longe de seus tios.


Ela pousa na terra de Oz e rapidamente descobre que, para voltar para seus tios,  terá de ir até o Mágico de Oz, o governante de todo o país em que Dorothy se encontrava agora. Sem perder tempo, ela parte para a aventura e em cada um dos três capítulos seguintes ela encontra seus companheiros de viagem. Um espantalho, um lenhador de lata e um leão. Cada um deles têm tem seu desejo e, pretendem ir até Oz para  que o mágico possa realiza-los. O espantalho quer um cérebro, o lenhador um coração e o leão quer um pouco de coragem.



Ao longo do livro, o homem de palha e o lenhador discutem sobre  qual órgão é o mais importante. O cérebro ou coração? Para o espantalho, de nada adianta um coração se você não tem um cérebro para saber o que fazer com ele. Para o lenhador de lata, um cérebro não torna uma pessoa feliz mas, o coração sim. E, a felicidade é a coisa mais importante do mundo. Essa discussão acabou se tornando muito interessante. Fiquei tentada a escolher um dos dois para "apoiar". Mas, então, a pequena Dorothy pensou o seguinte, "... no fim ela concluiu que, contando que conseguisse retornar ao Kansas para ficar perto da Tia Emily, ela não se importava muito se o lenhador ficasse sem cérebro e o espantalho sem coração, ou se cada um obtivesse justamente o que queria.". Ou seja, no final das contas não importa.

No final, nenhum deles, com exceção de Dorothy, consegue de fato o que queria. Oz da a eles coração, cérebro e coragem falsos. Eles não sabem disso, e acreditam piamente que o mágico realmente realizou seus desejos. E são felizes por isso.

Mais um detalhe que me chamou a atenção foi o modo como a narrativa se desenrolou. Tudo acontece muito rápido. Logo no primeiro capítulo Dorothy já é levada pelo ciclone e no capítulo seguinte ela já inicia sua jornada de volta para o Kansas. Nos capítulos finais Baum muda esse ritmo,deixando tudo um pouca mais lento. Quando o grupo chega até o Mágico de Oz, eles não têm seus desejos realizados. Oz pede que façam outra viajem e, quando voltarem, terão seus pedidos atendidos.


Título: O Mágico de Oz Autora: L. Frank Baun Editora:  L & PM Pocket Nº de páginas:168

E, então gostaram? Eu adorei o livro e super recomendo. Se quiserem ler um pequeno trecho da obra, basta dar um clique aqui.

#F.Collins

2 comentários:

  1. O Magico de Oz é com certeza um dos meus clássicos favoritos, a forma como cada personagem representa pessoas diferentes da sociedade é fantástico! Adorei seu post!!

    Pss: Indiquei o Blog para uma Tag, caso tiverem interesse:
    http://umlivreirosonhador.blogspot.com.br/2014/02/tag-o-primeiro.html

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Guilherme! Também gosto muito do Mágico de Oz, mas meu clássico favorito mesmo talvez seja Frankenstein. Que bom que gosto do post. Obrigada pela indicação! Vamos responder.

    #F.Collins

    ResponderExcluir