terça-feira, 16 de julho de 2013

Bibliotecas em presídios


(imagem do Library Journal)
Não sei se vocês já leram algum livro ou viram algum filme em que um personagem vai preso e ele menciona que na prisão há uma biblioteca. Eu já vi e li várias histórias assim. E eu resolvi que esse seria um bom tema para o post de hoje.
(imagem do Library Journal)
Quase todas as prisões federais e estaduais nos Estados Unidos tem uma biblioteca ou algo que se aproxime muito de uma. Elas fazem parte das prisões americanas desde 1790, eram controladas pela Igreja, que via nas bibliotecas uma oportunidade de mudar o comportamento dos detentos e aumentar sua religiosidade. Mas, como o passar do tempo, está situação mudou, e as bibliotecas começaram a ser vistas como um modo de recreação e auxilio à saúde mental  dos presos. O acervo americano é composto por diverso tipos de material com exceção de revistas velhas; livros de direito; livros texto; clássicos; materiais velhos, incluindo aqueles livros que ficaram marrons com o tempo e qualquer livro que possa comprometer a segurança do presidio.

No Brasil aparentemente não existe nenhuma prisão com biblioteca, mas existem diverso projetos para criar uma, incluindo uma mobilização em nível nacional para a doação de livros para as prisões brasileiras. Quem quiser saber mais sobre a doação é só acessar AQUI.
(imagem do Library Journal)

#Flora

0 comentários:

Postar um comentário