segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Aqui estamos todos nus, Fernando Sabino

Assim Deus criou o homem e a mulher: "Estavam nus e disso não se envergonhavam" Aqui estamos todos nus: a nudez que nos irmana, com ou sem roupa, nossa origem e nosso destino final neste mundo, vem a ser o símbolo mais expressivo da nossa frágil condição humana por isso mesmo passível de salvação aos olhos de Deus. O pesadelo de ser ver numa situação embaraçosa e ridículo: descalço em plena rua, de pijama numa festa, ou mesmo completamente despido à vista de todos. Tal é a expressão de angústia através de um sonho que quase todo mundo, desta ou daquela maneira, já experimentou pelo menos uma vez. O caso do homem nu é típico. Como pesadelo, poderia exprimir toda a angústia do nosso tempo, largado num mundo cheio de contradições. Assim eu quis a minha história; que decorresse dentro da mais singela realidade - uma situação perfeitamente verossímil, vivida por alguém de carne e osso, cuja nudez pudesse significar, ainda que de forma grotesca ou simplesmente cômica, um segundo nascimento. (Skoob)

(Imagem de arquivo pessoal)

Anteontem (12/10), Fernando Sabino, escritor brasileiro, completaria 90 anos se estivesse vivo, ainda nos agraciando com suas histórias. Porém, o mineiro de Belo Horizonte, morreu em 2004 vítima de cancro. Para comemorar e fazer uma pequena homenagem a um dos meus escritores favoritos, trouxe para vocês uma resenha do livro Aqui estamos todos nus.

Este foi mais um livro que li por obrigação e para uma prova. Essa prova, tinha a fama de pedir, em sua lista de leituras obrigatorias, livros nacionais extremamente chatos. Então, adiei o maximo possivel a leitura da obra de Sabino. Até que, um dia tive que encarar o que me esperava.

O livro é dividido em três histórias diferentes de suspense. Logo na primeira, intitulada Um corpo de mulher, fiquei simplesmente encantada com o modo de Sabino contar histórias, com uma linguagem bem leve e fácil e com a própria história que ele criou. Todas elas são simples. Não tem as engenhosidades das histórias de mistério de Sherlock Holmes, nem as loucuras de outras tantas que existem por ai. Mas as histórias de Aqui estamos todos nus são tão boas quanto todas essas outras juntas.

Todas elas foram escritas de modo a nos fazer refletir sobre a nudez. Sabino coloca algumas questões interessantes como: se a nudez é algo natural (todos nos nascemos pelados) como podemos ter tanta vergonha de ficar sem roupa? É um livro que poderíamos chamar de completo, porque além de ter uma história incrível, você fica refletindo sobre a temática dele um bom tempo (não tanto quanto eu fiquei para escrever uma redação com este mesmo tema).

#Flora

0 comentários:

Postar um comentário