terça-feira, 3 de setembro de 2013

Capitães da Areia, Jorge Amado

Em um de seus livros mais famosos, Jorge Amado nos conta a história de diversos meninos abandonados, órfãos ou até mesmo fugitivos, que vivem nas ruas da Bahia. Eles formam um grupo que se autodenomina como Capitães da Areia. O líder Pedro Bala e outros meninos que se destacaram no grupo, formam planos para roubos e empreitadas corajosas. Assim, nesse mundo de aventuras urbanas, eles vão vivendo sua infância sofrida, adulta mas, ao mesmo tempo maravilhosa.

Ficha Técnica: Nome: Capitães da Areia
Autor: Jorge Amando
Editora: Companhia da Letras
Páginas: 264

(imagem de arquivo pessoal)
Tive que ler este livro por obrigação, faríamos uma prova de literatura sobre a obra. Mas, nem por isso deixem de fazer uma leitura bastante prazerosa.

Não é a toa que este foi um dos livros mais aclamados de Jorge Amando, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Chegando até mesmo a dar origem a um filme de mesmo nome. Temos uma narrativa leve e com vocabulário fácil, temas pesados que vão desde a questão das crianças abandonadas até a dor do amor perdido e uma deliciosa aventura com roubos engenhosos da gangue, sempre acompanhada de perto pelo perigo e o risco de serem pegos. Enfim, é um daqueles livros que despertam a famosa depressão pós-livro.

Com o mesmo fervor que as grandes histórias como Nárnia, Os Miseráveis e Jogos Vorazes são recomendados, eu recomendo Capitães da Areia. Para os que não gostam de literatura brasileira ou simplesmente acham que não vão gostar da história, assistam o filme primeiro. Se gostarem, partam para o livro!


"Ela acreditava em anjo, e porque acreditava, eles existiam."

#Flora

0 comentários:

Postar um comentário