segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

(Imagem de arquivo pessoal)
Título: As Vantagens de Ser Invisivel
Autora: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Nº de páginas: 221

Meu primeiro contato com a história de Charlie foi vendo o trailer do filme. Fiquei encantada. Colocaram as melhores cenas do filme, a famosa frase "Somos infinitos" e uma música de fundo que ajudou a me fazer gostar da história. Li a sinopse, as resenhas... Todos estavam elogiando muito o livro e a história parecia ótima.. Então, fui ler.

A história é composta por várias cartas escritas pelo protagonista, Charlie, a um amigo anônimo. As dificuldades do ambiente escolar, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes, o consumo de drogas e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são os temas que compõem essas cartas e a vida do próprio Charlie.

Eu tinha uma enorme expectativa em cima do livro. Não posso dizer que foi uma decepção. Mas sem dúvida esperava algo mai próximo do trailer do filme. Lindo, tocante, com uma história maravilhosa e fluente. Acho que o filme, ou pelo menos o trailer, tentou colorir uma história que era preta e branca.

As Vantagens de Ser Invisível, contrariou a maioria das minhas expectativas. Achei o livro difícil de ler "de uma vez só". É preciso ir com calma para entender o que Charlie está sentido, pensando ou dizendo. Também não achei a história nenhuma maravilha, Chbosky construiu um enredo muito simples. Sem nada demais. Faltou muito para chegar ao que eu esperava.

Se você, mesmo depois dessa resenha negativa, ainda esta interessado no livro leia um trecho dele aqui.

#F.Collins

2 comentários:

  1. Li o livro depois do filme e achei adorável,nada de épico e tudo mais. Ler com expectativas muito altas é sempre perigoso,realmente o enredo não tem nada de mais,bem simplista.
    O que eu achei bonito por que e algumas passagens parecia que eu mesma tinha escrito o livro,baseado na confusão de sentimentos do Charlie. Gostei do seu texto,não é nada legal quando só existe floreios na opinião sobre um livro
    Abraços,
    imemoriavel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lizzi,

    Realmente não é uma maravilha de história e repito esperava muito mais. E concordo com vc, ler com expectativas é perigoso...

    #F.Collins

    ResponderExcluir