terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Mangá Shakespeare: Hamlet


Mangá Shakespeare: Hamlet conta uma história densa e complexa de forma bem leve e simples. Trata-se de uma adaptação, para os quadrinhos, da antiga tragédia inglesa Hamlet, escrita por Willian Shakespeare.

A história se passa no futuro, em 2017. Num planeta Terra devastado pelas mudanças climáticas e sob constante ameaça de guerras. A tragédia tem início quando o príncipe da Dinamarca, Hamlet, descobre como seu pai realmente morreu. Ele não fora picado por uma cobra, mas sim envenenado por seu próprio irmão, o atual rei da Dinamarca, Cláudio. Hamlet jura vingança contra seu tio e começa a traçar planos. Cláudio desconfia que o sobrinho quer mata-lo e começa a traçar os próprios planos para tirar Hamlet do caminho.


Nunca li a história original de Hamlet, (que vergonha!), para dizer se a adaptação se mantêm fiel. Mas acredito que sim. Uma vez que a linguagem antiga, cheia de deveis, heis, voltes e tal, foi mantida. Assim como, os versos e rimas que compunham o texto original. Não pense, porém, que só porque a linguagem é antiga que ela é difícil. Muito pelo contrário é  tão fácil e fluida quanto a de qualquer outro livro escrito nos dias de hoje.

Logo no inicio do livro os personagens principais são apresentados, em desenhos grandes e coloridos. É possível notar as características de cada um e não confundi-lo ao longo do mangá em preto e branco. Hamlet por exemplo, tem cabelos curtos e brancos com uma mexa preta caindo na testa.

Outras tragédias do velho Shakespeare também ganharam roupa nova. No Brasil, só Romeu e Julieta está disponível, além de Hamlet (oh país atrasado). Lá fora já estão disponíveis vários volumes, entre eles Ricardo III, Macbeth, Sonhos de uma Noite de Verão, entre outros. Se quiser conferir é só dar um clique aqui, página em inglês.


Alguém ai já leu? Vocês curtem quadrinho, mangás e afins?

 Fotos de minha autoria.

#F.Collins

3 comentários:

  1. Oi Bruna! Obrigada pela indicação da tag! Já fui indicada antes mas ainda não respondi (vergonha!). Pode deixar, vou te avisar assim que publicar o post

    #F.Collins

    ResponderExcluir
  2. sim eu amo manga principalme de ação se puderem me mostar mais alguns ficarei grata

    ResponderExcluir