terça-feira, 17 de setembro de 2013

O oceano no fim do caminho, Neil Gaiman

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Ficha Técnica: Nome: O oceano no fim do caminho
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 202

(imagem de arquivo pessoal)
Na primeira vez que eu li a sinopse O oceano no fim do caminho lembrei uma daquelas histórias em que uma criança presencia, sem querer, um assassinato ou então comete um crime e é assombrada pelo resto da vida com as imagens do crime. E, a partir dai, temos um narrador já velho relembrando tudo, contando seus medos, os pesadelos que teve e se perguntando se aquilo aconteceu mesmo.

De fato o livro tem um pouquinho disso, o personagem principal está relembrando de acontecimentos sinistros do passado e tal. Mas além da morte que o assombra, há algo misterioso e mágico por tras de tudo isso. Não foi uma tragédia comum, dessas que acontecem por ai. Pelo contrario, forças sobrenaturais regem o mundo que Neil Gaiman criou.

E foi exatamente isso que surpreendeu. São inúmeros os livros que colocam uma criança diante de um crime ou suicido. Mas em O Oceano no fim do caminho, temos algo anormal, quando não esperamos por isso.

Me identifiquei muito com o personagem principal. Em diversos trechos, Gaiman o colocou devorando muitos livros, entre eles As crônicas de Nárnia. Adorei isso!

Perambulando por alguns blogs vi que muita gente se decepcionou com o livro, mas por ter criado expectativas. Então antes de começar a ler O oceano no fim do caminho, tirem da cabeça qualquer ideia do que vão encontrar. Porque assim com certeza vocês vão adorar o livro!

"Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro."

(imagem de arquivo pessoal)
O autor Neil Gaiman. Ele começou a carreira como jornalista mas logo seguiu outro caminho. Como tinha um talento notável para criar enredos e historias o levou para o mundo dos quadrinho, onde ficou conhecido pela aclamada série Sandman, e depois para o universo da literatura infantojuvenil. O oceano no fim do caminho foi seu primeiro romance para adultos desde 2005.

(imagem de arquivo pessoal)
Pequeno comentário dentro do livro. Já da para ter uma boa pista do que vamos encontra nas próximas páginas.

(imagem de arquivo pessoal)
Detalhe da capa. Quando eu vi essa menina pela primeira vez, eu jurava que ela estava se afogando e o livro contava a história dela (nada a ver).

#Flora

2 comentários:

  1. Adorei a resenha! Tô lendo esse livro no momento, e tô adorando. Amo o Neil Gaiman.
    Beijo!

    http://gotas-de-fogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Ficamos feliz que tenha gostado!

      Foi o primeiro livro do Gaiman que li, e já fui procurando outros dele. Ótimo escritor.

      Excluir