segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cadê os autores negros?

(DeviantArt)
Se eu lhe pedisse para citar o nome de cinco autores que vierem na sua cabeça agora, quais você citaria? John Green, Fiódor Dostoiévski,  Jorge Amado, Suzanne Collins e George Orwell, talvez? Não importa. Pense nos seus cinco autores. Agora reflita um instante, quantos deles são negros? Não acredito que sejam mais de dois...

Na minha lista por exemplo, que continha os mais diversos tipos de autores, não havia um único. Reparou nisso? Sim?? Que bom, agora você deve estar achando esse fato curioso. Eu não vou te dizer porque isso acontece. Eu não sei o motivo. Mas, posso dizer que provavelmente é por falta de escritores negros.

É possível montar, com alguma dificuldade, uma lista de cinco escritores negros. Alice Walker, Cruz e Souza, Constance Briscoe, Toni Morrison e Machado de Assis. Mas, se aumentarmos nossa lista para dez escritores, passamos a ter um desafio. E para cumpri-lo vamos ter que pesquisar um bocado

Perceberam como eles são raros? Na literatura brasileira mais ainda. Conseguimos citar de imediato dois ou três, para chegar a cinco vamos ter que procurar nos velhos livros de literatura brasileira. Cadê os autores negros? Por que é tão difícil algum negro se tornar um bom escritor? Porque conhecemos tão poucas obras de autores negros? Por que? Por que? Por que? Por que? Por que?

#Flora



2 comentários:

  1. Oi! ^^
    Nossa, eu nunca tinha reparado nisso.
    Acho que com o tempo essa situação tende a mudar. No passado, a maioria dos autores eram homens. Mulheres assinavam com nome de homem para serem publicadas (lembro dessa história, mas não lembro quem fez isso). Hoje já nomeamos várias autoras com facilidade.
    A questão é que vai depender do esforço de cada um lutar e chegar lá.

    Adorei seu blog!!
    Já estou seguindo!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Eu também nunca tinha reparado nesse fato, mas ai comecei a prestar atenção. Acho que vai ser sempre assim, o grupo mais oprimido, antigamente as mulheres como vc disse e hoje os negros, vai ser sempre minoria.

      Que bom que gostou do blog, volte sempre aqui!

      Beijos

      Excluir