domingo, 11 de agosto de 2013

O Centauro no Jardim

Ficha técnica
Nome do livro:  O centauro no Jardim
Nome do autor: Moacyr Scliar
Nome da editora: Claroenigma
Número de páginas: 233
(imagem de arquivo pessoal)
Guedali é um centauro cujo os pais são seres humanos normais. Criado às escondidas o pequeno centauro cresce cada vez mais ansioso para ver o mundo e para conseguir virar alguém normal. Quando a ânsia chega no limite Guedali foge. Em sua cavalgadas pelo país, ele acaba encontrando Tita uma centaura. Os dois se apaixonam e juntos começam uma busca por uma maneira de se desfazerem de suas metades centauro, metades tão indesejadas.

Abrangendo diversos temas, como o judaísmo, o preconceito e a falta de aceitamento próprio, Scliar nos insere no mundo de Guedali. Posso dizer com toda certeza que este livro é diferente de qualquer outro de literatura brasileira que já li. O Centauro no Jardim tem fantasia, seres mitológicos e algo mais, os livros nacionais de escritores renomados não possuem nada disso. Porém de um certo ponto em diante, talvez da metade, o livro me decepcionou. Scliar esquece toda a fantasia e em seu lugar impregna o livro de realidade, muitas vezes dura e cruel. Dessa só há vestígios, que não garantem cinco estrelas para a obra.

"Deixa para trás praias e cidades, matas e montanhas. Aos poucos sua velocidade vai diminuindo, e ele agora plana, descrevendo largos círculos, as crinas ondulando ao vento."

#Flora

0 comentários:

Postar um comentário